O mercado de trabalho para profissionais de LIBRAS
Aprender Libras lhe fornecerá algumas vantagens no mercado de trabalho. Nos últimos anos, oportunidades para profissionais que têm proficiência na Língua vêm aumentando, especialmente na área de tradução (intérprete).
Os profissionais do setor de Libras podem trabalhar em segmentos educacionais, empresariais, ONGs e qualquer ambiente onde existam políticas para a inclusão de pessoas com necessidades especiais auditivas. A atividade foi regulamentada em 2010, oferecendo oportunidades a intérpretes em congressos, conferências, seminários e afins.
A maior parte dos tradutores e intérpretes atua no segmento educacional. Isso acontece, pois a demanda por profissionais desse tipo em salas de aula é muito grande, seja em escolas, cursos ou faculdades.
Entretanto, existem outras áreas de atuação, além das supracitadas — que são as mais comuns —, como: centros culturais, instituições públicas, estúdios de televisão, gabinetes políticos, bancos, hotéis, instituições privadas, comércio, indústria, entre outros. Ainda existem concursos específicos para vagas de intérpretes de Libras.
Como se tornar um Intérprete de libras?
Segundo a lei de número 12.319/2010, a formação em nível médio para um profissional atuante como intérprete de Libras é exigida. Para isto, o profissional deve ter cursos profissionalizantes certificados pelo MEC, formação continuada por meio de Secretarias de Educação, diplomas universitários em nível médio e outros cursos de extensão universitária.
Existem também graduações da modalidade licenciatura e bacharelado em LETRAS-LIBRAS, com disciplinas obrigatórias em Libras, que capacitam profissionais a ingressarem no mercado de trabalho..
RETIRADO DO SITE:
https://www.direitodeouvir.com.br/blog/dicas-para-aprender-libras